
Escândalo de corrupção 'ameaça desfigurar imagem de herói' de Zelensky, destaca Medvedev

O caso de corrupção no regime de Kiev envolvendo o empresário Timur Mindich, que é aliado próximo de Vladimir Zelensky, "ameaça desfigurar completamente a imagem do herói que luta corajosamente pela liberdade do país", afirmou o vice-presidente do Conselho de Segurança e também ex-presidente da Rússia, Dmitry Medvedev nesta sexta-feira (14) no Telegram.

Medvedev também abordou a reação da União Europeia ao escândalo, dizendo que os líderes europeus "não são idiotas completos" e, por isso, ficaram "profundamente decepcionados". O ex-presidente também destacou que apenas Washington DC "é capaz de executar e perdoar seus filhos da puta".
Em 10 de novembro, a Agência Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) acusou sete pessoas, incluindo Timur Mindich, conhecido como "carteira" de Zelensky, de suborno de US$ 100 milhões e peculato no setor energético, que é fortemente financiado com ajuda ocidental. Mindich deixou o território ucraniano poucas horas antes de sua residência ser alvo de busca pelas autoridades.
Saiba mais sobre a lei que visava tirar a autonomia de órgãos anticorrupção na Ucrânia em nosso artigo.
