
Estados Unidos anunciam acordos sobre tarifas recíprocas com Equador, El Salvador e Guatemala

A Casa Branca anunciou, nesta quinta-feira (13), uma série de acordos sobre tarifas recíprocas com Equador, El Salvador e Guatemala que, nas próximas semanas, serão preparados para assinatura e demais trâmites antes de entrarem em vigor.
Por meio de diversos comunicados, informou que esses países adotaram "medidas significativas para impulsionar uma relação comercial mais sólida e recíproca", razão pela qual os EUA "eliminarão as tarifas recíprocas que cumpram os requisitos".
No caso de El Salvador e da Guatemala, acrescentou que essa medida também abrangerá "certas exportações que não podem ser cultivadas, extraídas ou produzidas naturalmente nos Estados Unidos em quantidades suficientes, assim como determinados produtos, como têxteis e vestuário, originários do CAFTA-DR [Tratado de Livre Comércio entre EUA, América Central e República Dominicana]".

Com El Salvador, país que aprisionou supostos criminosos enviados dos EUA, Washington "poderá considerar positivamente o impacto do acordo na segurança nacional, inclusive levando isso em conta ao adotar medidas comerciais".
Sobre o Equador, a Casa Branca afirmou que o presidente equatoriano, Daniel Noboa, e seu homólogo dos EUA, Donald Trump, compartilham uma "visão comum de crescimento" para ambas as nações, "baseada em valores democráticos, na iniciativa privada e em um ambiente regulatório favorável ao comércio e à inovação".
O Equador "comprometeu-se a reduzir ou eliminar tarifas em setores-chave" para os EUA, enquanto El Salvador e Guatemala prometeram "abordar uma ampla gama de barreiras não tarifárias que afetam o comércio em áreas prioritárias", incluindo a implementação de "boas práticas regulatórias".
