EUA cancelam tarifas sobre certos produtos do Equador e anunciam acordo

Acordo busca ampliar o acesso aos mercados de ambos os países e alinhar suas políticas econômicas e de segurança.

Os Estados Unidos e o Equador assinaram nesta quinta-feira (13) um acordo de comércio com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica e garantir um acesso mais amplo aos mercados de ambos os países, informou a Casa Branca. O acordo estabelece um marco moderno para promover o comércio, o investimento e a colaboração em áreas estratégicas de interesse mútuo.

O acordo se baseia em uma ordem executiva, emitida pelo governo de Donald Trump, que autoriza Washington a firmar 'acordos comerciais recíprocos' com países considerados parceiros alinhados com suas prioridades econômicas e de segurança nacional, anunciou a Presidência equatoriana em comunicado.

O Equador está entre os primeiros beneficiários dessa nova política, junto com a Argentina, que assinou um acordo semelhante no mesmo dia.

Segundo o comunicado oficial, o acordo bilateral impulsionará a eliminação de barreiras ao comércio, fomentará a transparência regulatória e permitirá avançar na cooperação sobre normas técnicas, propriedade intelectual e controle de subsídios. Ambos os governos destacaram que o marco busca fortalecer a relação comercial e econômica entre os dois países.

O Equador se comprometeu a reduzir ou eliminar tarifas em setores-chave para os Estados Unidos, incluindo maquinário, produtos sanitários, bens tecnológicos e de comunicação, produtos químicos, veículos automotores e certos produtos agrícolas.

Por outro lado, diz o texto, os Estados Unidos se comprometem a eliminar suas tarifas recíprocas sobre determinadas exportações equatorianas que cumpram os requisitos e que não podem ser cultivadas, extraídas ou produzidas naturalmente nos Estados Unidos em quantidades suficientes, informou a Casa Branca.

Segundo o comunicado, ambos os países trabalham nas etapas finais para a assinatura e entrada em vigor do acordo, que exigirá a ratificação de seus respectivos procedimentos internos.