O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (13) que o Brasil apresentou oficialmente uma proposta de resposta aos Estados Unidos para avançar nas negociações sobre a tarifa de 50% imposta por Washington a produtos brasileiros.
Segundo ele, a resposta americana pode ser anunciada ainda nesta sexta-feira (14) ou ao longo da próxima semana.
"Fizemos uma reunião virtual, uma reunião por videoconferência e no nível técnico, um alto nível técnico, em que representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Fazenda e do Ministério da Indústria e Comércio, com a contraparte americana do representante comercial da Casa Branca, ocasiona que nós apresentamos propostas para a solução da questão", disse Vieira após encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington.
Segundo o ministro, a proposta brasileira entregue hoje é uma resposta à primeira lista de temas apresentada pelos americanos em outubro.
"Estamos esperando que eles nos respondam. O secretário de Estado disse que estão examinando com toda atenção e todo tempo, que querem resolver rapidamente as questões bilaterais com o Brasil e que a resposta virá muito proximamente, amanhã ou na próxima semana", afirmou.
Vieira ainda relatou que Rubio informou ter comunicado o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a reunião com o chanceler brasileiro. "O presidente manifestou a intenção de resolver rapidamente, de manter uma boa relação com o Brasil, disse que gostou muito da reunião que teve com o presidente Lula na Malásia", afirmou.
Durante a conversa, Rubio teria reafirmado a intenção de se chegar a um entendimento provisório até o fim de novembro ou início de dezembro, o que abriria caminho para um processo de negociação mais amplo.
"E reafirmou o que tinha sido proposto já nas reuniões técnicas, que é de se chegar a um acordo provisório até o final desse mês, ou princípio do mês que vem, que estabelecesse um mapa do caminho para uma negociação que poderia durar dois meses ou três meses para então se concluir definitivamente todas as questões entre os dois países", explicou o ministro.
Vieira enfatizou que o canal de diálogo entre os dois governos é de natureza política, estabelecido pelos presidentes durante a reunião na Malásia, com o objetivo de destravar as pendências na relação bilateral. As questões específicas, segundo ele, serão tratadas em reuniões técnicas, virtuais ou presenciais, conforme a necessidade.
"É uma demonstração do interesse do governo americano, do secretário de Estado, em solucionar todas as questões ainda pendentes na relação com o Brasil. E um sinal de desejo de solucionar, de dar a volta nessa página e se aproximar do Brasil", concluiu Mauro Vieira.