Estados Unidos anunciam 'Operação Lança do Sul' para combater 'narcoterroristas'

Segundo o secretário de Guerra do país, Pete Hegseth, a missão busca "eliminar os narcoterroristas do nosso hemisfério" e "proteger nossa nação das drogas que matam nosso povo".

O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta quinta-feira (13) o início de uma nova operação contra "narcoterroristas do nosso hemisfério", com o objetivo de "proteger nossa nação das drogas que matam nosso povo". Segundo Hegseth, a operação intitulada 'Lança do Sul' foi ordenada pelo presidente Donald Trump.

"O Hemisfério Ocidental é vizinho da América - e nós vamos protegê-lo", escreveu o secretário em uma publicação na rede social X.

Deslocamento militar sem precedentes

No fim do mês de outubro, o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, foi enviado ao Caribe, na área de influência do Comando Sul. Segundo as autoridades, o envio foi ordenado de acordo com as determinações de Trump para "desmantelar organizações criminosas transnacionais e combater o narcoterrorismo em defesa da pátria", ações que têm sido realizadas perto da costa da Venezuela.

O porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, afirmou que o envio do navio "fortalecerá a capacidade dos EUA de detectar, monitorar e interromper agentes e atividades ilícitas". O Gerald R. Ford está com mais de 4 mil fuzileiros navais e dezenas de aeronaves táticas, e pode "catapultar, lançar e recuperar simultaneamente aeronaves de asa fixa no seu convés de voo".

Agressões dos Estados Unidos