O chanceler alemão Friedrich Merz afirmou ter solicitado ao líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, que jovens homens ucranianos deixem de buscar refúgio na Alemanha, destacando que o grupo etário é necessário em seu próprio país. A declaração foi feita após uma conversa telefônica entre os dois líderes, nesta quinta-feira (13), informou a NDTV.
Merz afirmou que pediu a Zelensky que "assegure que jovens da Ucrânia não venham para a Alemanha em número cada vez maior, mas sirvam em seu país", afirmando que "eles são necessários lá".
Desde fevereiro de 2022, mais de 1,2 milhão de pessoas saíram da Ucrânia para a Alemanha
Merz também afirmou que as regras de assistência social serão ajustadas para reduzir os benefícios destinados a refugiados ucranianos, com o objetivo de incentivar a busca por emprego.
Em um congresso empresarial em Berlim, o chanceler disse que os auxílios passarão a ser estruturados de forma que "os incentivos para trabalhar superem os incentivos para permanecer no sistema de bem-estar social".
Em agosto, o regime de Kiev autorizou que adultos de 18 a 22 anos deixassem a Ucrânia. Desde então, a quantidade de migrantes ucranianos chegando na Alemanha saltou de cem para mil por semana.