
ONU critica organização da COP30 e cita 'preocupações urgentes' com a segurança do evento

A Organização das Nações Unidas (ONU) criticou a organização da COP30, a conferência sobre mudanças climáticas, realizada em Belém, por falhas de infraestrutura e segurança, informou a Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (13). Segundo o jornal, a entidade pediu que os problemas sejam resolvidos após um grupo de manifestantes ocuparem parte de uma área do evento.
O pedido foi assinado pelo secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), Simon Stiell, que pediu proteção reforçada e a resolução de problemas, como alagamentos e altas temperaturas. O documento foi enviado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao embaixador e presidente da do evento, André Corrêa do Lago.

Stiell também citou reclamações sobre a qualidade dos banheiros, problemas com o ar condicionado e "preocupações urgentes" sobre a "cooperação do país anfitrião com suas obrigações de segurança".
"Mesmo com os custos consideráveis pagos pelas partes por seus escritórios e espaços no pavilhão, as condições entregues em diversos casos estão muito abaixo dos padrões acordados e, em algumas situações, não são adequadas para uso", diz um trecho do texto.
Segundo a Folha, a Casa Civil, pasta responsável pela infraestrutura e logística do evento, afirmou que atende a todas as demandas, o que inclui "climatização dos espaços", "correção na estrutura" e "reposicionamento e ampliação das forças".
