
'Made in Russia': Avião 100% russo conclui voo de teste de mais de 6 horas

A segunda unidade do avião russo MS-21 foi testada nesta quinta-feira (13) em um voo direto da cidade de Irkutsk até Moscou, pousando no aeroporto de Zhukovsky. Segundo a Corporação Aeronáutica Unida (OAK, na sigla em russo), o voo teve duração de 6 horas e 15 minutos, com a aeronave a aproximadamente 36 mil pés (11 mil metros) de altura e velocidade a 800km/h.
🇷🇺 'MADE IN RUSSIA' ✈️ Avião 100% russo conclui voo de teste de mais de 6 horasO MS-21, equipado com tecnologia nacional de ponta, voou a aproximadamente 36 mil pés (11 mil metros) de altura e velocidade a 800km/h.Saiba mais ➡️ https://t.co/VuDuU65BTDpic.twitter.com/oGujkbDcRL
— RT Brasil (@rtnoticias_br) November 13, 2025
De acordo com o piloto, Andrey Voropaev, todos os sistemas a bordo funcionaram sem interrupções ou falhas e não houve problemas com o consumo de combustível.

A aeronave deve se juntar aos testes do primeiro modelo semelhante, visando obter a certificação necessária antes do início da produção em série. Estima-se que o avião cubra uma distância de 3.830km em sua versão de duas classes, com até 211 pessoas a bordo.
O modelo está equipado com os novos motores russos PD-14 e sistemas desenvolvidos integralmente no país, como parte da estratégia de autonomia tecnológica promovida pelo governo em decorrência das sanções ocidentais.
Saiba mais sobre o MS-21, o emblemático avião "Made in Russia", em nosso artigo.
