
EUA sancionam Ucrânia

O Departamento do Tesouro dos EUA impôs na quarta-feira (12) sanções a empresas ucranianas por seu envolvimento na rede de produção de mísseis balísticos e veículos aéreos não tripulados do Irã.
"Essas redes representam uma ameaça para os contingentes dos EUA e de seus aliados no Oriente Médio e para a navegação comercial no Mar Vermelho", escreve o pronunciamento, descrevendo que o pacote de medidas decorre em apoio da reinstituição das sanções das Nações Unidas ao Irã, anunciada em setembro deste ano.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) acusou as empresas de fachada ucranianas GK Imperativ Ukraina LLC e Ekofera LLC de fornecerem componentes aeronáuticos, incluindo indicadores de atitude e de campos magnéticos, à empresa estatal iraniana HESA, envolvida na produção do drone kamikaze Ababil.
Além do fornecimento de peças, as empresas foram também acusadas de facilitar pagamentos e embarques comerciais.
A lista de sanções inclui 32 indivíduos e entidades com sede no Irã, Emirados Árabes Unidos, Turquia, Alemanha e outros países. Segundo o documento, a medida do OFAC busca interromper a aquisição de componentes essenciais para o programa nuclear iraniano, como precursores de combustível para foguetes, além de impedir os apoiadores de Teerã acessem o sistema financeiro dos EUA.
