Notícias

Rússia expande influência no Sul Global e empresa de varejo chega à África

Integração no mercado do continente reflete as prioridades da política externa russa para o continente africano e a tendência de crescimento das relações comerciais e diplomáticas.
Rússia expande influência no Sul Global e empresa de varejo chega à ÁfricaSputnik / Irina Altukhova

A maior empresa de varejo da Rússia, Wildberries-Russ (RVB), firmou parceria com a principal holding de investimentos da Etiópia, a Ethiopian Investment Holdings (EIH), informou um comunicado de imprensa da empresa russa na quinta‑feira (13).

Segundo o anúncio, o memorando de cooperação assinado em Moscou tem como objetivo principal "adaptar os produtos da RVB ao mercado etíope, bem como parceria e apoio a iniciativas de investimento e tecnologia para promover o desenvolvimento do comércio eletrônico e da infraestrutura na Etiópia".

A empresa avalia que o fundo etíope desempenha um papel determinante no desenvolvimento do país, nos termos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, administrando ativos avaliados em "mais de US$ 150 bilhões (cerca de R$ 793 bilhões)". Foi também sinalizada a intenção de entrar em mercados de outros países africanos no futuro e expandir as perspectivas de cooperação.

"Nossa experiência internacional mostra que a chegada da plataforma a um novo país cria uma variedade de serviços que possibilitam um salto qualitativo tanto na economia doméstica quanto no acesso do país parceiro aos mercados globais de exportação", comentou Robert Mirzoyan, CEO da empresa russa.

Em fevereiro, o Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia já havia apontado para o crescimento significativo das relações comerciais com a Etiópia, que também integra o BRICS desde 2024.

"A Etiópia é um dos principais parceiros da Rússia no continente africano. A cooperação mutuamente benéfica está se desenvolvendo ativamente nas comunidades empresariais de nossos países. De acordo com os resultados dos primeiros 10 meses de 2024, o comércio bilateral, em comparação com o mesmo período do ano passado, cresceu quase 40%", afirmou o ministro Maxim Reshetnikov durante visita à capital etíope, Adis Abeba.

Cooperação russo-africana

A relação reflete a consideração da África dentre as prioridades da política externa da Rússia, que inclui o objetivo de estimular a soberania dos países africanos por meio de assistência e cooperação, fortalecer instâncias diplomáticas bilaterais e estimular o comércio exterior. 

"O desenvolvimento de parcerias entre a Rússia e os países africanos é atualmente uma prioridade para a liderança do nosso país", afirmou em fevereiro deste ano o Conselheiro do Presidente da Federação da Rússia e Secretário Executivo do Comitê Organizador do Fórum de Parceria Rússia-África, Anton Kobyakov. 

Durante a realização do XXVIII Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo em junho deste ano, a RVB já havia indicado sua intenção de expansão ao continente africano. O evento consolidou o canal aberto para o diálogo de negócios entre os dois países.

"Representantes de países africanos enfatizaram a importância da experiência e da tecnologia russas para a modernização de suas economias. Investimentos em infraestrutura de transporte, no setor energético e na digitalização foram temas-chave que receberam atenção especial durante as discussões. Também foram debatidas oportunidades para projetos conjuntos no complexo agroindustrial e na mineração", avaliou o Clube Russo-Africano da Universidade Estatal de Moscou (MGU).