
Ex-presidente do INSS é preso em operação da PF

Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi preso nesta quinta-feira (13) em uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga um esquema de descontos irregulares em aposentadorias e pensões, publicou o G1.
O ex-ministro José Carlos Oliveira, que ocupou o Ministério da Previdência durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), também foi um dos alvos da ação.
A nova fase da Operação Sem Desconto, conduzida pela PF em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), investiga um esquema de descontos não autorizados em benefícios previdenciários.

Nesta quinta-feira, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão, 10 prisões preventivas e outras medidas cautelares em 15 estados e no Distrito Federal. Entre os alvos estão suspeitos de estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, manipulação de dados em sistemas oficiais e ocultação de patrimônio.
Stefanutto havia sido afastado do cargo e posteriormente demitido em abril de 2025, após a divulgação das irregularidades no INSS.
