Notícias

EUA afirma que Israel pode ter usado as armas fornecidas de modo contrário ao direito internacional

Relatório aponta, no entanto, que as possíveis violações ocorrem no contexto de um "desafio militar extraordinário".
EUA afirma que Israel pode ter usado as armas fornecidas de modo contrário ao direito internacionalForças de Defesa de Israel

Um relatório do Departamento de Estado dos EUA apresentado nesta sexta-feira ao Congresso do país afirma ter encontrado evidências "razoáveis" que as armas concedidas por Washington a Tel Aviv podem ter sido utilizadas para violar o direito internacional.

"Dada a dependência significativa de Israel em relação aos artigos de defesa fabricados nos EUA, é razoável avaliar que os artigos de defesa foram usados pelas forças de segurança israelenses desde 7 de outubro em instâncias inconsistentes com suas obrigações do direito internacional humanitário ou com as melhores práticas estabelecidas para mitigar danos a civis".

Ainda que Israel detenha das ferramentas e possua a expertise para implementar práticas capazes de "mitigar danos aos civis em suas operações militares", é "questionável" se as Forças de Defesa do país estão "as utilizando efetivamente", indica o parecer do relatório, antecipado com grande expectativa por círculos políticos domésticos dos EUA.

Apesar das afirmações, o documento também expressa que o governo norte-americano não possui "informações completas" para verificar a sua avaliação. Também é dito que Israel enfrenta um "desafio militar extraordinário" em sua luta contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Além disso, embora o Departamento de Estado observe que Israel não cooperou totalmente com os esforços dos EUA para entregar ajuda humanitária ao enclave nos primeiros meses das hostilidades, atualmente não proíbe nem restringe a entrega dessa ajuda, de acordo com a agência.