Notícias

Trump sanciona lei que põe fim ao histórico shutdown dos EUA

O presidente dos EUA aprovou o projeto de lei para o financiamento do governo, que horas antes recebeu finalmente o apoio do Congresso.
Trump sanciona lei que põe fim ao histórico shutdown dos EUAGettyimages.ru / Win McNamee

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou na noite desta quarta-feira (12) uma lei que garante o financiamento federal até 30 de janeiro de 2026, encerrando o 'shutdown' de 43 dias, o mais longo da história do país.

A sanção presidencial ocorre após o projeto ser aprovado pelo Congresso norte-americano, através de um acordo que envolve o impedimento da demissão de servidores federais por Trump até janeiro de 2026, além da garantia do financiamento do programa de assistência alimentar norte-americano, conhecido como "SNAP", até 30 de setembro de 2026.

Após a sanção, o governo poderá voltar a funcionar completamente em breve, aliviando a situação de servidores e dependentes de auxílios governamentais. 

O 'shutdown', iniciado em 1º de outubro, resultou na falta de pagamento de salários para funcionários federais, cortes em programas do governo e caos na aviação civil norte-americana, com milhares de voos cancelados ou atrasados devido a escassez de controladores aéreos.

A paralisação foi palco de embates entre democratas e republicanos, com ambos partidos responsabilizando um ao outro pelos seus efeitos negativos.

Por um lado, os democratas demandavam a extensão de subsídios para programas de assistência médica no projeto, argumentando que a medida evitaria aumentos no valor de planos de saúdes nos EUA. Em resposta, os republicanos declararam preferir negociar os subsídios de saúde separadamente, defendendo o que consideravam uma "resolução limpa".