
Câmara dos EUA aprova lei para encerrar 'shutdown' mais longo da história

A Câmara dos Representntes dos EUA aprovou nesta quarta-feira (12) um projeto de lei para o financiamento do governo federal até 30 de janeiro, marcando uma etapa crucial para o fim da paralisação que já dura 43 dias, sendo a mais longa da história do país. A medida agora passa para sanção do presidente Donald Trump ainda nesta noite, que já sinalizou apoiar a proposta.

A votação, encerrada com 222 votos favoráveis e 209 contrários, reiterou o entendimento do Senado sobre a proposta, que a aprovou por 60 votos contra 40 na segunda-feira (10).
O 'shutdown' resultou a falta de pagamento de salários para funcionários federais, cortes em programas do governo e caos na aviação civil norte-americana, com milhares de voos cancelados ou atrasados devido a escassez de controladores aéreos.
- A paralisação do governo iniciou em 1º de outubro, após democratas e republicanos não alcançarem um acordo para o financiamento federal.
- O chamado "shutdown" implica no fechamento tanto de serviços públicos quanto das agências estatais não essenciais, assim como a suspensão temporária de grande parte de seus funcionários.
