A diplomata russa Maria Zakharova afirmou nesta quarta-feira (12) que o regime de Kiev quebrou os compromissos assumidos em negociações com Moscou sobre a troca de prisioneiros.
Segundo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, menos de 30% dos prisioneiros incluídos no acordo foram efetivamente liberados por Kiev.
A declaração foi publicada no canal oficial de Zakharova no Telegram, em resposta a uma entrevista do representante ucraniano na ONU, Sergiy Kyslytsya. O diplomata havia afirmado que, durante os diálogos com a delegação russa, não havia espaço para o que chamou de "discussões criativas".
"Confirmo. 'Discussões criativas' com eles ninguém pretendia fazer", escreveu Zakharova. Ela afirmou que a abordagem russa foi objetiva e focada em resultados práticos. "Foram feitas propostas concretas, em particular sobre a troca de prisioneiros", acrescentou.
A diplomata denunciou que o regime de Kiev não cumpriu os últimos compromissos assumidos nesse processo. "Das 1.200 trocas acordadas, menos de 30% foram realizadas", disse. "Os cidadãos da Ucrânia devem saber disso".