Notícias

VÍDEOS: Ativistas tentam invadir a fábrica da Tesla nos arredores de Berlim

A expansão planejada da empresa envolveria o desmatamento de mais de 100 hectares de floresta.
VÍDEOS: Ativistas tentam invadir a fábrica da Tesla nos arredores de BerlimGettyimages.ru / Patrick Pleul / dpa

Ativistas tentaram invadir uma fábrica da Tesla perto de Berlim nesta sexta-feira para protestar contra um projeto de expansão da empresa, informa o jornal Bild.

Vídeos do protesto, que se tornaram virais nas redes sociais, mostram uma multidão de pessoas com uma grande faixa correndo em direção à fábrica. Há também imagens da polícia tentando deter os manifestantes - alguns dos quais são jogados no chão pelos policiais.

O veículo qualificou os ativistas como radicais de esquerda. Alguns deles invadiram os trilhos de trem da fábrica e ultrapassaram as cercas de proteção à fauna. Como resultado, um ativista e três policiais ficaram feridos.

De acordo com a mídia, os manifestantes se dividiram em dois grupos para confundir a polícia e continuar a invadir o complexo. Segundo informações, alguns deles foram presos.

Os ativistas afirmam que a expansão planejada da Tesla envolveria o desmatamento de mais de 100 hectares de floresta. A gigante quer expandir sua fábrica em Grünheide e dobrar a produção para pelo menos um milhão de carros por ano. Essa não é a primeira vez que moradores alemães protestam contra a mudança.

Anteriormente, na manhã de 5 de março, um poste de eletricidade que assegurava o fornecimento para a fábrica da Tesla foi incendiado. Alguns dias depois, o fornecimento de energia foi restaurado, mas o conflito com os moradores locais não foi resolvido. Novos protestos começaram na quinta-feira e devem durar até domingo.