Trump envia carta ao presidente de Israel e pede indulto a Netanyahu

Para o presidente dos Estados Unidos, os processos enfrentados pelo premiê israelense são politicamente motivados.

O presidente israelense Isaac Herzog recebeu uma carta de seu homólogo americano, Donald Trump, instando-o a considerar a concessão de um indulto ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, segundo informações divulgadas pela agência Reuters na quarta-feira (12).

"Embora eu respeite absolutamente a independência do sistema judicial israelense e suas exigências, acredito que este 'caso' contra Netanyahu, que lutou ao meu lado por muito tempo, inclusive contra o adversário mais ferrenho de Israel, o Irã, é um processo político injustificado", afirmou o político republicano na carta, que foi divulgada pelo gabinete de Herzog.

Por sua vez, a Presidência de Israel declarou, segundo a agência, que qualquer pessoa que busque um indulto presidencial deve apresentar um pedido formal de acordo com os procedimentos legais do país.

A matéria cita ainda que Netanyahu enfrenta um longo julgamento por corrupção, e Trump tem reiteradamente pedido um indulto para seu aliado próximo. O primeiro-ministro israelense, que foi indiciado em 2019 em três casos, incluindo o recebimento de mais de US$ 211 mil em presentes de empresários, nega as acusações e se declara inocente.

Segundo a Reuters, o presidente israelense possui a prerrogativa de conceder indulto a indiciados por crimes no país.