Conheça o Kinzhal, a 'adaga aérea' russa capaz de derrotar qualquer sistema de defesa

Armamento consegue atingir uma velocidade 10 vezes superior à do som e pode transportar ogivas nucleares.

O complexo aerobalístico Kinzhal tornou-se a primeira arma hipersônica utilizada em campo de batalha no contexto do conflito ucraniano.

Com capacidade de alcançar até 10 vezes a velocidade do som (Mach 10), o míssil ataca alvos a mais de 2 a 3 mil km de distância carregando uma ogiva de 500 kg e realiza manobras durante o voo, o que torna sua interceptação praticamente impossível para qualquer sistema de defesa antiaérea.

Os armamentos podem ser lançados a partir do caça interceptador MiG-31K, capaz de transportar um desses mísseis, bem como do bombardeiro estratégico Tu-22M3, que tem capacidade de carregar até quatro unidades. Como explicou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que apresentou o armamento em 2018, "as características técnicas e de voo sem paralelo das aeronaves de transporte permitem levar este míssil ao local de seu disparo em poucos minutos".

Uso em campo de batalha

A Rússia utilizou o Kinzhal pela primeira vez em março de 2022, atingindo um depósito subterrâneo a mais de 100 metros de profundidade. O armamento foi utilizado pela segunda vez para destruir um sistema de mísseis antiaéreos Patriot em 2023. O equipamento norte-americano disparou toda sua munição de 32 cargas contra a arma russa, mas nenhuma das tentativas obteve sucesso.