Notícias

ONU: palestinos são sistematicamente torturados com total impunidades nas prisões israelenses

Os relatórios apontam para o aumento "sem precedentes" dos espancamentos, choques elétricos e ameaças de violação desde 7 de outubro de 2023.
ONU: palestinos são sistematicamente torturados com total impunidades nas prisões israelensesGettyimages.ru / Ali Jadallah/Anadolu

Em reunião na terça-feira (11), o Comitê das Nações Unidas contra a Tortura manifestou profunda preocupação com a "tortura e maus-tratos sistemáticos e generalizados" contra palestinos, incluindo crianças e grupos vulneráveis, nos centros de detenção israelitas.

Peter Kessing, relator do grupo de peritos da ONU, afirmou, com base em numerosos relatórios que detalham espancamentos, choques elétricos e ameaças de violação, que estes abusos "se intensificaram consideravelmente desde 7 de outubro de 2023, atingindo níveis sem precedentes e sendo cometidos com impunidade quase total".

As evidências recolhidas sugerem que estas práticas se tornaram "uma ferramenta deliberada e generalizada da política estatal, empregada em todos os sistemas legais, administrativos e operacionais", desde a detenção até o encarceramento.

O comitê questionou o compromisso de Israel com o direito internacional nos territórios ocupados, salientando que as violações cometidas por uma parte não podem ser justificadas pelos abusos cometidos por outra.