EUA não enviam delegação à COP30; Brasil lidera com mais de 3 mil participantes registrados

Presidente Donald Trump iniciou novo processo de retirada dos EUA do Acordo de Paris em janeiro. Levantamento mostra que 194 países estão representados na COP30, que ocorre em Belém (PA).

Pela primeira vez desde a criação das Conferências das Partes (COP), os Estados Unidos não enviaram qualquer delegação oficial para participar das negociações climáticas globais. A ausência ocorre durante a COP30, que acontece em Belém, no Pará, e já figura como uma das maiores edições da conferência, com mais de 56 mil participantes presenciais registrados.

O levantamento, feito pelo site Carbon Brief com base nas listas provisórias da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), aponta que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu início, em janeiro, ao segundo processo de retirada do país do Acordo de Paris.

Apesar de o processo ainda não ter sido concluído formalmente, a Casa Branca confirmou, no início de novembro, que nenhum "alto funcionário do governo" participaria da cúpula no Brasil.

Com isso, os Estados Unidos se juntam a Afeganistão, Mianmar e San Marino como os únicos entre os 198 signatários da convenção que não enviaram representantes à COP30. Ainda assim, 194 países e a União Europeia registraram oficialmente delegações para o encontro.

Brasil lidera número de delegados

Como país anfitrião, o Brasil registrou a maior delegação da COP30, com 3.805 pessoas. Em seguida aparecem China (789), Nigéria (749), Indonésia (566) e República Democrática do Congo (556). O Reino Unido, por exemplo, registrou 210 delegados.

A organização do evento em Belém enfrentou desafios logísticos, como escassez de hospedagens e altos custos de acomodação. Para contornar a situação, o governo brasileiro ofereceu cabines em navios atracados na cidade para abrigar delegações de países de baixa renda

Apesar dos obstáculos, a edição brasileira da conferência soma 56.118 delegados presenciais e 5 mil participantes virtuais, tornando-se provisoriamente a segunda maior COP já realizada, atrás apenas da edição anterior, em Dubai.

Delegações e representatividade

Entre os 11.519 representantes com credenciais de partido (delegados oficiais dos países), o Brasil também lidera. Quando somados os delegados considerados "overflow", aqueles não listados com nome, mas autorizados a participar, o número de representantes oficiais sobe para 23.509.

A média das delegações por país é de 59 pessoas, um número inferior ao registrado nas duas edições anteriores, mas similar ao das COPs 26 e 27. 

Imprensa

A imprensa também marca presença: 3.920 jornalistas foram registrados, com destaque para mídias brasileiras como Empresa Brasil de Comunicação (142), TV Cultura (87) e TV Liberal (75). Plataformas digitais como TikTok, YouTube e GB News também estão representadas, além de veículos internacionais como Reuters, Bloomberg, BBC e The New York Times.