Notícias

Ucrânia ataca cidades russas no Dia da Vitória

As regiões de Belgorod, Bryansk e Krasnodar foram atacadas durante a noite.
Ucrânia ataca cidades russas no Dia da Vitória© Telegram / vvgladkov

Ao longo desta quinta-feira (9), que é quando os russos celebram o Dia da Vitória, as defesas aéreas da Rússia interceptaram drones ucranianos em várias regiões. Na província de Belgorod, as autoridades locais relataram vários feridos civis, além de danos a casas e outras infraestruturas. 

O Ministério da Defesa em Moscou informou que pela manhã, a Ucrânia tentou "realizar ataques terroristas" em território russo usando o sistema de foguetes de lançamento múltiplo RM-70 Vampire, de fabricação tcheca, e drones.

De acordo com autoridades oficiais, os sistemas de defesa aérea abateram 15 projéteis e um drone sobre a região de Belgorod, com outros dois veículos aéreos não tripulados destruídos sobre a região de Bryansk e três sobre a região de Kursk.

Os ataques resultaram, no entanto, em pelo menos um impacto terrestre sério. Pelo menos oito pessoas, incluindo uma menina de 11 anos, ficaram feridas em Belgorod como resultado dos ataques, informou o governador Vyacheslav Gladkov no Telegram. Quatro pessoas foram levadas às pressas para o hospital com vários ferimentos causados por estilhaços. A menina foi levada a um hospital infantil para tratamento de um ferimento de estilhaço no pé.

Dezenas de apartamentos em prédios de vários andares e uma casa particular foram danificados na cidade de Belgorod, disse a autoridade. Alguns dos edifícios sofreram impactos diretos, e as fotografias das consequências mostram danos extensos.

Em outras imagens, é possível ver carros estacionados nas proximidades de prédios residenciais pegando fogo. As autoridades de Belgorod ainda não precisaram a extensão dos danos

A região da fronteira foi alvo de vários ataques, com as autoridades emitindo alertas de ataques aéreos em três ocasiões distintas durante a noite. No distrito mais amplo de Belgorod, prédios residenciais e carros foram danificados como resultado de ataques ao vilarejo de Dubovoe.

Em um incidente separado, pelo menos seis drones atacaram uma instalação de petróleo perto de Anapa, na região russa de Krasnodar, de acordo com os serviços de emergência locais. O ataque teria causado alguns danos e provocado um incêndio, mas não causou feridos.