Notícias

Lavrov: 'ações dos EUA contra Venezuela não levarão a nada de bom'

"A reputação de Washington não irá melhorar perante a comunidade internacional", afirmou o ministro das Relações Exteriores russo.
Lavrov: 'ações dos EUA contra Venezuela não levarão a nada de bom'Sputnik

As ações dos Estados Unidos contra a Venezuela não produzirão resultados positivos, declarou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta terça-feira (11) durante coletiva de imprensa. 

Moscou considera as ações de Washington inaceitáveis, pois interceptam navios "sem julgamento ou o devido processo legal" sob o pretexto de transportarem drogas. "É assim que os estados párias, aqueles que se consideram acima da lei, geralmente operam", declarou o ministro.

"O rumo que o governo Trump escolheu em relação à Venezuela não levará a nada de bom. A reputação de Washington não irá melhorar perante a comunidade internacional", acrescentou.

Erradicar o narcotráfico no coração da Europa, não na Venezuela

O chanceler chamou a atenção para as notícias na mídia sobre o crescimento do tráfico de drogas e da criminalidade na Bélgica: "Em vez de se concentrar na Nigéria ou na Venezuela na luta contra as drogas e, por consequência, confiscar seus campos de petróleo, os Estados Unidos provavelmente teriam mais facilidade em combater esse fenômeno na Bélgica", sugeriu.

"Além disso, já existem tropas americanas e de outras nacionalidades no local. Não haverá necessidade de perseguir pequenas embarcações com três pessoas a bordo", acrescentou.

Falsa justificativa de combate ao narcotráfico

O presidente venezuelano explicou em diversas ocasiões que a agressão dos EUA contra a Venezuela busca "mudar o regime" no país e se apoderar de sua "imensa riqueza petrolífera".

"A verdade é que a Venezuela é inocente, e tudo o que está sendo feito contra a Venezuela visa justificar uma guerra, uma mudança de regime e roubar nossa imensa riqueza petrolífera, que é a maior reserva de petróleo do mundo e a quarta maior reserva de gás", denunciou.