Desfile militar em Moscou para o 79º aniversário do Dia da Vitória
No dia 9 de maio, a Praça Vermelha, na capital russa, sediará um grande desfile militar tradicional para marcar o 79º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Grande Guerra Patriótica (1941-1945).
Além do presidente russo Vladimir Putin, o desfile do Dia da Vitória conta com a presença de seus homólogos de Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão. Entre os convidados especiais estão o presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez, o presidente do Laos Thongloun Sisoulith e o presidente da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló.
Este ano, mais de 9 .000 soldados, mais de 70 veículos blindados e equipamentos militares, bem como a aviação das Forças Aeroespaciais da Rússia, disse o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, há alguns dias.
O desfile é aberto com a bandeira nacional russa e a lendária Bandeira da Vitória, que sobrevoou o Reichstag em Berlim em 1º de maio de 1945. A Guarda de Honra do Comandante do 154º Regimento Independente de Preobrazhensky carrega os dois estandartes ao som da música "Guerra Sagrada".
As colunas militares formadas pelos regimentos e batalhões das Forças Armadas russas, bem como pelas unidades que estão participando da operação militar especial, atravessam a Praça Vermelha. Além disso, cadetes de várias escolas militares, unidades de militares do sexo feminino, cossacos e uma orquestra militar participam do desfile.
Seguindo as colunas de soldados, os comboios técnico-militares entram no palco, tradicionalmente liderados pelo icônico tanque da vitória, o T-34-85. Ele é seguido pelos veículos blindados Tiger, VPK-Ural, Taifun-K e BTR-82A.
Em seguida, vêm os lançadores dos sistemas de mísseis táticos Iskander-M, os sistemas antiaéreos S-400 e os sistemas de mísseis estratégicos móveis Yars, a pedra angular do escudo nuclear da Rússia.
Completando a coluna mecanizada estão os veículos blindados de transporte de pessoal Boomerang com as bandeiras dos respectivos ramos militares. Pela primeira vez, o novo veículo médico blindado Linza, que atinge velocidades de até 105 km/h e pode transportar quatro vítimas deitadas ou seis sentadas, participa do desfile.
O evento culmina com voos das equipes acrobáticas Russkie Vitiazi e Strizhi, pilotando caças Su-25BM, Su-30SM e MiG-29.