Egito descobre jazida de gás natural que promete multiplicar as reservas do país

A nova descoberta poderá ser um passo importante rumo à autossuficiência de hidrocarbonetos da nação africana.

O Ministério do Petróleo e Recursos Minerais do Egito anunciou no último sábado (8) a descoberta de uma jazida de gás natural na área de Badr-15, no Deserto Ocidental do país.

O poço exploratório, operado pela companhia petrolífera Badr El Din, começou a produzir por dia aproximadamente 16 milhões de pés cúbicos de gás e 750 barris de condensado.

O Ministério indicou que a descoberta deverá adicionar aproximadamente 15 bilhões de pés cúbicos de gás natural às reservas já comprovadas do Egito, o que possibilitará ao país alcançar sua autossuficiência.

Diversas descobertas importantes no campo da energia têm sido feitas no Deserto Ocidental ao longo de 2025. A mais recente foi anunciada em 27 de agosto, quando a Agiba Petroleum, em parceria com a Eni S.p.A., informou que seu poço North Deep Lotus-1 atingiu uma produção inicial de aproximadamente 1.835 barris de petróleo bruto e sete milhões de pés cúbicos de gás por dia, conforme relatado pela Egypt Oil and Gas.

De acordo com estimativas, a nova jazida adicionará o equivalente a cerca de cinco milhões de barris de petróleo às reservas nacionais, consolidando a região como a de maior potencial de exploração de hidrocarbonetos no Egito.