O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) frustrou uma operação de inteligência militar ucraniana para sequestrar um caça MiG-31 russo equipado com um míssil hipersônico Kinzhal, informou o órgão nesta terça-feira (11).
De acordo com o comunicado, a operação foi orquestrada pela Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia em conjunto com agentes britânicos. "Com o objetivo de sequestrar a aeronave, agentes da inteligência militar ucraniana tentaram recrutar pilotos russos prometendo pagar-lhes US$ 3 milhões", afirmou o FSB.
O órgão indicou que o plano ucraniano tinha como objetivo criar uma provocação contra a maior base aérea da OTAN no sudeste da Europa, localizada na cidade romena de Constança. De acordo com o plano, os pilotos deveriam levar o caça para o exterior; de lá, os agentes o levariam para a base de Constança, onde deveria ser abatido pelos meios de defesa antiaérea.
"As medidas adotadas frustraram os planos dos serviços de inteligência ucranianos e britânicos de organizar uma provocação em grande escala", afirmou o órgão russo.
Base estratégica para a OTAN
Espera-se que esta base militar no sudeste da Romênia se torne a maior da OTAN na Europa após obras de ampliação. Dessa forma, ela ultrapassará em tamanho a base militar americana de Ramstein, na Alemanha.
A pista atual do aeroporto será duplicada e contará com depósitos de combustível e vários hangares para diferentes tipos de aviões de combate e drones. Os planos da OTAN incluem a construção de uma pista adicional para aeronaves.