Notícias

FSB frustra operação ucraniana para sequestrar caça russo equipado com míssil hipersônico Kinzhal

A operação foi orquestrada pela Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, em conjunto com agentes do Reino Unido.
FSB frustra operação ucraniana para sequestrar caça russo equipado com míssil hipersônico KinzhalMinistério da Defesa da Rússia

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) frustrou uma operação de inteligência militar ucraniana para sequestrar um caça MiG-31 russo equipado com um míssil hipersônico Kinzhal, informou o órgão nesta terça-feira (11).

De acordo com o comunicado, a operação foi orquestrada pela Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia em conjunto com agentes britânicos. "Com o objetivo de sequestrar a aeronave, agentes da inteligência militar ucraniana tentaram recrutar pilotos russos prometendo pagar-lhes US$ 3 milhões", afirmou o FSB.

O órgão indicou que o plano ucraniano tinha como objetivo criar uma provocação contra a maior base aérea da OTAN no sudeste da Europa, localizada na cidade romena de Constança. De acordo com o plano, os pilotos deveriam levar o caça para o exterior; de lá, os agentes o levariam para a base de Constança, onde deveria ser abatido pelos meios de defesa antiaérea.

"As medidas adotadas frustraram os planos dos serviços de inteligência ucranianos e britânicos de organizar uma provocação em grande escala", afirmou o órgão russo.

Base estratégica para a OTAN

Espera-se que esta base militar no sudeste da Romênia se torne a maior da OTAN na Europa após obras de ampliação. Dessa forma, ela ultrapassará em tamanho a base militar americana de Ramstein, na Alemanha.

A pista atual do aeroporto será duplicada e contará com depósitos de combustível e vários hangares para diferentes tipos de aviões de combate e drones. Os planos da OTAN incluem a construção de uma pista adicional para aeronaves.