
Senado aprova fim do 'shutdown' nos EUA

O Senado dos Estados Unidos aprovou na noite desta segunda-feira (10), por 60 votos favoráveis e 40 contrários, uma lei para encerrar a paralisação mais longa da história do governo norte-americano. A proposta segue para votação na Câmara dos Representantes.
O texto bipartidário avançou após um grupo de oito senadores democratas alcançarem um acordo com a bancada republicana, que se comprometeu a votar em uma legislação que garantiria subsídios federais ao programa de saúde Obamacare.

"Esse era o único acordo na mesa", afirmou a senadora Jeanne Shaheen, uma das democratas que votaram a favor da lei. "Era a nossa melhor oportunidade para reabrir o governo e iniciar imediatamente as negociações para prorrogar os créditos fiscais [do Obamacare] dos quais dezenas de milhões de americanos dependem para manter os custos baixos", complementou, citada pela Fox News.
O acordo também envolve promessas de proteção a funcionários federais, após demissões massivas do governo Trump durante o período do "lockdown". "Se você esperar mais uma semana, eles vão sofrer ainda mais, mais um mês ou até mais", afirmou o senador democrata Tim Kaine. "Então, o que me convenceu foi a promessa que eles fizeram aos funcionários federais", acrescentou.
O presidente Donald Trump já sinalizou apoiar a proposta, declarando nesta segunda-feira que "iremos abrir nosso país bem rápido".
- A paralisação do governo iniciou em 1º de outubro, após democratas e republicanos não alcançarem um acordo para o financiamento federal.
- O chamado "shutdown" implica no fechamento tanto de serviços públicos quanto das agências estatais não essenciais, assim como a suspensão temporária de grande parte de seus funcionários.
