
Trump reafirma que tarifas contra Índia se devem à compra de petróleo russo

Os Estados Unidos reduzirão as tarifas sobre as importações vindas da Índia devido à redução nas compras de petróleo russo por parte do país, declarou o presidente norte-americano, Donald Trump, nesta segunda-feira (10).
"Neste momento, as tarifas estão muito altas para a Índia por causa do petróleo russo, e eles pararam de comprar petróleo russo. Foi reduzido de forma muito substancial. Sim, vamos reduzir as tarifas", afirmou o presidente.
No final de agosto, o presidente norte-americano impôs uma tarifa adicional de 25% sobre os produtos da Índia pela compra de petróleo russo, elevando os tributos totais para 50%. Embora o país asiático tenha continuado a comprar petróleo bruto russo, começou a diversificar suas fontes de fornecimento.

Ao mesmo tempo, dados preliminares das empresas analíticas Kpler e OilX, coletados pela Reuters, revelaram que, apesar da crescente pressão ocidental para eliminar o petróleo russo dos mercados internacionais, as importações indianas de petróleo bruto russo registraram um aumento em outubro em comparação com o mês anterior.
Novo acordo em breve
Na coletiva de imprensa desta segunda-feira, Trump também afirmou que os Estados Unidos estão próximos de chegar a um novo acordo com a Índia e que fará com que suas relações melhorem.
"Estamos chegando a um acordo com a Índia, um acordo muito diferente do que tínhamos no passado. Então, agora mesmo eles não gostam de nós, mas voltarão a gostar", disse o mandatário.
Trump afirmou que o novo acordo comercial será equitativo, diferentemente dos anteriores, que ele classificou como "bastante injustos". O presidente destacou que os dois países estão muito próximos de consegui-lo e que será um acordo benéfico.
