Notícias

Biden "não enviará as armas" caso Israel lance uma invasão contra Rafah

Na semana passada, Washington suspendeu as remessas de certos tipos de armas para o Estado judeu devido à possibilidade uma operação em grande escala contra Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
Biden "não enviará as armas" caso Israel lance uma invasão contra RafahGettyimages.ru / Scott Olson

Os Estados Unidos interromperão o envio de armas para Israel se o país lançar uma grande invasão na cidade de Rafah, no sul de Gaza, declarou o presidente dos EUA, Joe Biden, nesta quarta-feira.

Durante uma uma entrevista à emissora CNN, o mandatário observou que o Governo de Benjamin Netanyahu ainda não cruzou as linhas vermelhas, tendo se limitado a enviar tropas para os subúrbios da cidade.

"Eu deixei claro que, se eles entrarem em Rafah - eles ainda não entraram em Rafa - se eles entrarem em Rafa, eu não fornecerei as armas que foram historicamente usadas para lidar com Rafah, para lidar com as cidades", declarou.

De acordo com Biden, as forças israelenses não adentraram as zonas com alta densidade populacional até o momento. Apesar disso, o presidente reconheceu que a atividade na fronteira já está causando problemas com o Egito - país com o qual os EUA têm trabalhado para "obter boas relações e assistência".

Ele também disse ter sinalizado a Netanyahu e a outras lideranças de Israel que o apoio dos EUA às operações israelenses não se estende às áreas povoadas do enclave palestino.

"Deixei claro para Bibi e para o gabinete de guerra: vocês não terão nosso apoio se, de fato, atacarem esses centros populacionais", enfatizou Biden.