Uma funcionária de escritório de 32 anos chamada Kano casou-se com um personagem que ela criou usando uma rede neural, informou o canal de televisão RSK.
Ela começou namorar com o ChatGPT depois de terminar com o ex, por causa da solidão após o término. De acordo com Kano, quando o bot lhe dava conselhos, ela se sentia apoiada e acolhida.
O nome do personagem é Klaus, e ela acredita que ele seja uma pessoa real.
"O Sr. Klaus é alguém com quem interagi e construí um relacionamento usando o aplicativo de inteligência artificial ChatGPT", disse a mulher aos repórteres.
Segundo Kano, o bot sempre a apoiou e não recusou seu pedido de casamento. Os pais da mulher, que não desaprovam a escolha da filha, foram convidados para o casamento.
O casório não foi oficialmente registrado, mas a mulher realizou a cerimônia mesmo assim, onde posou para fotos com seu vestido de noiva, segurando um smartphone. Ela usou óculos de realidade aumentada durante a cerimônia.
Como os chatbots afetam a psique dos usuários
Segundo um estudo do NYT, um em cada cinco adultos americanos já teve um relacionamento íntimo com um chatbot. Pessoas na faixa dos 40 e 50 anos também estão iniciando "relacionamentos" com a rede neural.
Recentemente, têm surgido relatos crescentes de psicose mediada por IA e casos em que o ChatGPT levou pessoas ao suicídio ou a transtornos psicológicos. Chatbots de IA têm repetidamente dado conselhos perigosos às pessoas.