
Presidente da BBC pede desculpas por escândalo de manipulação do discurso de Trump

O presidente da BBC, Samir Shah, pediu desculpas nesta segunda-feira pelo "erro de julgamento" da emissora ao editar o discurso de Donald Trump em janeiro de 2021, antes da invasão do Capitólio dos EUA.

"Reconhecemos que a forma como o discurso foi editado deu a impressão de ser um apelo direto à violência. A BBC deseja se desculpar por esse erro de julgamento", afirmou Shah em comunicado à Comissão de Cultura, Mídia e Esporte do Parlamento britânico.
Ele acrescentou que o Comitê de Padrões e Diretrizes Editoriais da BBC reconhece que há "ocasiões em que a BBC comete erros" ou que suas reportagens "exigem mais contexto e explicação".
Shah disse que medidas foram tomadas, incluindo "correções” e “esclarecimentos” publicados, a criação de novas diretrizes editoriais e, em alguns casos, medidas disciplinares.
Manipulações reveladas e demissões
No início de novembro, o jornal The Telegraph apontou que três cenas do discurso de Trump, proferido em 6 de janeiro de 2021, foram alteradas e combinadas no documentário "Trump: Uma Segunda Chance?", exibido uma semana antes da eleição presidencial americana do ano passado.
Um relatório interno do ex-consultor externo do comitê de padrões da BBC, Michael Prescott, concluiu que o programa "Panorama" manipulou imagens para retratar Trump como um líder enfurecido, incitando violência contra o Capitólio.
As reportagens provocaram críticas à emissora no Reino Unido e nos EUA, levando à renúncia de dois altos executivos da BBC.
