Trump quer enviar "esquadrões de extermínio" para o México - Rolling Stone
Caso retorne à Casa Branca, Donald Trump, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, quer enviar "esquadrões de extermínio" para o México com o objetivo de combater os cartéis de drogas no país vizinho, afirmou uma reportagem divulgada na terça-feira pela Rolling Stone, citando fontes próximas ao bilionário.
Pessoas próximas ao ex-presidente teriam afirmado que em conversas privadas, Trump endossou a ideia de enviar secretamente, com ou sem o consentimento do Governo do México, unidades de operações especiais capazes de assassinar lideranças dos principais cartéis de droga do país.
Ao longo das conversas, Trump teria argumentado que os EUA possuem "assassinos mais severos" que os dois cartéis em sua disposição. A articulação, de acordo com o republicano, seria favorável no sentido de causar temor entre "os cabeças" e restringir suas operações.
Anteriormente, durante seu mandato presidencial, Trump chegou a sugerir jogar bombas ou invadir o México como potenciais maneiras de resolver o problema do crime organizado do país, de acordo com um livro publicado por Maggie Haberman, repórter do New York Times que conversou com ex-oficiais da Casa Branca.
As apreensões de fentanil na fronteira sul dos EUA mais do que triplicaram em 2023 em comparação com o ano anterior, de acordo com a Drug Enforcement Administration (DEA). A agência apreendeu mais de 77 milhões de pílulas de fentanil e cerca de 5,4 toneladas de fentanil em pó em todo o país no último ano civil - os números mais altos já registrados. A distribuição de opioides ilegais foi atribuída a gangues locais e traficantes de drogas que mantêm conexões com os Cartéis de Sinaloa e Jalisco no México.