
Reino Unido envia unidade antidrones para Bélgica em meio a tensões com Rússia

Uma unidade especializada antidrones do Reino Unido chegou à Bélgica com o objetivo de combater as "ameaças híbridas", anunciou no domingo (9) o ministro da Defesa belga, Theo Francken, por meio de sua conta na rede social X. O envio ocorre após vários avistamentos de drones não identificados sobre o território belga na semana passada.

Sir Richard Knighton, chefe das Forças Armadas britânicas, confirmou o deslocamento da unidade, de acordo com a Sky News. O oficial afirmou que seu colega belga o havia contatado para solicitar apoio militar britânico.
Francken gerou polêmica recentemente ao ameaçar "tirar Moscou do mapa" durante uma entrevista ao jornal De Morgen. A declaração foi rapidamente criticada por Moscou, que a classificou como um exemplo de "psicose bélica".
Vários oficiais ocidentais afirmaram que aeronaves e drones, supostamente russos, violaram o espaço aéreo da União Europeia, rotulando os incidentes como parte de uma alegada "guerra híbrida" conduzida por Moscou. O Kremlin tem negado consistentemente essas alegações.
