Notícias

IA levará 25% das grandes empresas britânicas a cortar empregos, revela pesquisa

Estudo revela que um quarto das grandes empresas do Reino Unido planeja demissões até 2026 devido à inteligência artificial, com serviços financeiros e tecnologia da informação como setores mais afetados.
IA levará 25% das grandes empresas britânicas a cortar empregos, revela pesquisaGettyimages.ru / AndreyPopov

Um quarto das grandes empresas do Reino Unido planeja reduzir seu quadro de funcionários até 2026 como resultado da implementação de inteligência artificial, revelou nesta segunda-feira (10) a revista Financial Times, citando uma pesquisa do Instituto Certificado de Pessoal e Desenvolvimento (CIPD).

O estudo indica que 26% das grandes empresas do setor privado e 20% das organizações públicas planejam demissões nos próximos 12 meses para otimizar operações. Os cargos de nível júnior aparecem como os mais vulneráveis aos cortes.

A pesquisa identificou os serviços financeiros como a área mais exposta à tendência, com 37% dos empregadores antecipando reduções motivadas pela IA. O setor de tecnologia da informação aparece em segundo lugar, onde 26% das empresas preveem diminuição de seus quadros de funcionários.

Setores como jurídico, contabilidade e consultoria também serão significativamente afetados, com 24% das organizações planejando cortes de empregos devido à automação de tarefas rotineiras e análises de dados.