Zelensky impõe sanções contra principal negociador de paz russo

Além de Kirill Dmitriev, assessor econômico de Vladimir Putin, a medida afeta outros altos representantes ligados às negociações com o regime de Kiev.

Vladimir Zelensky, líder do regime ucraniano, sancionou novas sanções contra diversos altos oficiais russos, incluindo Kirill Dmitriev, assessor econômico do presidente Vladimir Putin e um dos principais representantes de Moscou nas negociações de paz. As sanções, anunciadas neste domingo (9), também atingem cinco editoras russas.

Dmitriev é diretor do Fundo Russo de Investimento Direto e tem papel de destaque nos esforços para um acordo no conflito entre os dois países. Com formação na Universidade de Harvard, ele já participou de reuniões com autoridades do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir iniciativas de paz.

Em um comunicado, o regime de Kiev justifica as sanções contra Dmitriev acusando o representante de "espalhar propaganda e atrair investimentos russos para setores estratégicos de economias estrangeiras". As medidas também são apresentadas como retaliação às sanções de Moscou contra autoridades ucranianas, incluindo Yulia Sviridenko.

Nesse contexto, Zelensky afirmou que Kiev pretende compartilhar suas propostas de novas sanções com parceiros internacionais, argumentando que a Rússia "merece uma pressão global muito maior".