Notícias

Terceira vala comum é encontrada no hospital Al Shifa, em Gaza

Equipes médicas exumaram 49 corpos do local.
Terceira vala comum é encontrada no hospital Al Shifa, em GazaGettyimages.ru / Hani Alshaer

Equipes médicas encontraram na quarta-feira uma terceira vala comum no hospital Al-Shifa, na Faixa de Gaza, onde 49 cadáveres foram exumados, informou a mídia local citando a assessoria de imprensa do Governo de Gaza.

As equipes do Governo ainda estão recuperando mais corpos e não concluíram as operações de exumação, esperando encontrar dezenas de novos corpos.

No Complexo Médico Nasser, na cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, 392 corpos foram recuperados no mês passado, de acordo com a ONU, enquanto outros 381 corpos foram encontrados na área ao redor do hospital Al Shifa, informou o Departamento de Defesa Civil de Gaza em abril.

No entanto, segundo alguns relatórios, um total de sete valas comuns foram encontradas até agora dentro dos hospitais gazenses. O Governo do país condenou nos "termos mais enérgicos os crimes de genocídio e os contínuos massacres cometidos pelo Exército de ocupação contra o povo palestino".

"Consideramos a Administração dos EUA, a comunidade internacional e a ocupação totalmente responsáveis por essas valas comuns e por essa agressão flagrante", afirmou o comunicado.

Após a descoberta, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu uma investigação independente sobre as valas comuns e disse que algumas das pessoas enterradas ali podem ter sido executadas ilegalmente.