Secretário de Guerra dos EUA compara cenário atual a 1939 e anuncia reforço militar

"Nosso objetivo é construir, reconstruir o arsenal da liberdade", afirmou Pete Hegseth na ocasião.

O secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, proferiu na sexta-feira (7), em Washington D.C., um discurso comparando a atual conjuntura internacional a 1939 e defendendo a transformação do sistema de aquisições de armamentos, com ênfase em velocidade e volume de produção.

"Este é um 'momento 1939'. Ou, com sorte, um 'momento 1981'. Um momento de urgência crescente. Os inimigos se reúnem, as ameaças aumentam. Você sente isso, eu sinto isso. Se quisermos prevenir e evitar a guerra — que é o que todos queremos — precisamos nos preparar agora", afirmou Heseth na ocasião.

Em sua fala, ele anunciou um processo de simplificação de burocracias administrativas, possibilitando "acelerar e simplificar os processos de compra e transferência de armamento".

"Nosso objetivo é simples: transformar todo o sistema de aquisições para operar como se estivéssemos em tempo de guerra. (...) Nosso objetivo é construir, reconstruir o arsenal da liberdade", sustentou.

Hegseth enfatizou que as reformas visam dar maior "profundidade" às capacidades das forças armadas para dissuadir agressões e, se necessário, "derrotar decisivamente" quem desafiar os Estados Unidos.