Notícias

Materiais revelados: O comando alemão esperava derrotar a URSS e capturar Stalin em três semanas

O Departamento Central de Inteligência da Rússia entregou relatórios desclassificados da época da Segunda Guerra Mundial ao Museu da Vitória em Moscou.
Materiais revelados: O comando alemão esperava derrotar a URSS e capturar Stalin em três semanasGettyimages.ru / ullstein bild

O comando alemão nazista esperava alcançar a vitória três semanas após o início da Segunda Guerra Mundial (chamada na Rússia Grande Guerra Patriótica) em 1941 e capturar Joseph Stalin e o Governo soviético com a ajuda de cúmplices dentro da URSS, de acordo com documentos desclassificados entregues ao Museu da Vitória em Moscou pelo Ministério da Defesa russo.

Os materiais também revelam que as autoridades do Terceiro Reich planejavam encerrar os combates na Frente Oriental em agosto e depois invadir o Reino Unido, informa a RIA Novosti.

A cerimônia de entrega dos documentos contou com a presença do chefe do Departamento Central de Inteligência (GRU) do Estado-Maior Geral da Rússia, o almirante Igor Kostiukov.

Pela primeira vez, o museu exibiu relatórios de oficiais de inteligência militar e telegramas criptografados do exterior sobre os preparativos de Berlim para atacar a União Soviética, relatórios de inteligência sobre a situação internacional e sobre a frente de batalha, bem como arquivos pessoais, fotografias e pertences de espiões proeminentes.