
Elon Musk criou avatar feminino hipersexualizado para promover seu chatbot de IA, diz WSJ

O empresário Elon Musk teria se envolvido pessoalmente na criação de um avatar animado feminino de aparência hipersexualizada, desenvolvido para o assistente de inteligência artificial Grok, segundo informações publicadas na terça-feira (4) pelo The Wall Street Journal. A personagem, chamada "Ani", integra uma função voltada ao público adulto dentro da plataforma da empresa xAI, fundada pelo bilionário.
Segundo a reportagem, Musk estaria "obcecado" pelo projeto e teria supervisionado pessoalmente o design do chatbot — uma personagem feminina inspirada em animes japoneses, com "coques loiros, corpo voluptuoso e roupas provocantes", que podem ser removidas "em resposta a flertes".
Fontes próximas ao empresário afirmaram ao jornal que o lançamento de Ani aumentou significativamente o número de usuários pagantes do Grok. No aplicativo, a personagem é apresentada com a frase: "Sou o seu doce pequeno prazer". As interações com o avatar, segundo o jornal, "se assemelham a um jogo de simulação de namoro", permitindo que usuários peçam para Ani trocar de lingerie ou descrever fantasias românticas.

O WSJ também relatou que funcionários da xAI foram pressionados a conceder uma licença "perpétua e sem royalties" para o uso de seus dados biométricos, empregados no treinamento da personagem. Alguns expressaram desconforto com o tom sexual das respostas de Ani e com sua semelhança com personagens de animes voltados a romances.
- Lançada em julho, Ani faz parte da função para adultos do Grok, que oferece avatares virtuais com mensagens de voz em tempo real, animações e linguagem sexualmente explícita. Outros personagens incluem "Bad Rudy", um panda vermelho de humor sarcástico, e "Valentine", um avatar masculino inspirado em Christian Grey, da série Cinquenta Tons de Cinza.
A empresa xAI e o chatbot Grok já haviam sido alvo de polêmicas por respostas inapropriadas a temas políticos e religiosos. Em episódios anteriores, Musk chegou a pedir desculpas após o Grok fazer elogios a Adolf Hitler e insultar o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
