Notícias

'Laços fraternais': General russo visita República Popular Democrática da Coreia

Vice-ministro da Defesa da Rússia, Viktor Goremykin, discutiu em Pyongyang o fortalecimento das relações político-militares entre Moscou e a RPDC.
'Laços fraternais': General russo visita República Popular Democrática da CoreiaSputnik / Victor Tolochko/RIA Novosti

O vice-ministro da Defesa da Rússia, general Viktor Goremykin, realizou no sábado (8) uma visita oficial à República Popular Democrática da Coreia (RPDC), onde se reuniu com o ministro da Defesa norte-coreano, No Kwang-chol. O encontro ocorreu em Pyongyang e teve como foco o aprofundamento da cooperação bilateral entre os dois países, informou o Ministério da Defesa russo.

"Durante a reunião, foram abordadas questões relativas ao desenvolvimento da cooperação bilateral na organização do trabalho político-militar nas Forças Armadas da Federação Russa e no Exército Popular da Coreia", afirmou a pasta em um comunicado no Telegram.

Goremykin destacou que os ''laços fraternais'' entre as duas nações estão se expandindo ativamente em muitas áreas, incluindo a cooperação militar". Já o ministro norte-coreano ressaltou que a visita da delegação russa "contribui para fortalecer ainda mais a irmandade militar entre os exércitos dos países e estimula a cooperação entre os órgãos político-militares", segundo a nota.

Durante a estadia, a delegação russa visitou a escola destinada à formação dos filhos de militares do Exército Popular da Coreia e a Academia Militar-Política Kim Il-sung, onde o vice-ministro recebeu informações sobre o processo educacional e a formação ideológica dos oficiais.

Goremykin também manteve conversas com o tenente-general Pak Yong-il, subdiretor da Direção Política Geral do Exército Popular Coreano.

A visita incluiu ainda uma cerimônia de homenagem no Monumento à Libertação, em Pyongyang, erguido em memória dos soldados soviéticos que contribuíram para a independência da Coreia do domínio japonês em 1945. O local é considerado um dos símbolos da aliança histórica entre Moscou e Pyongyang.