Notícias

Trump acusa África do Sul de massacrar descendentes de europeus: 'desgraça total'

O presidente dos EUA voltou a criticar a escolha do país para sediar a cúpula do G20 deste ano.
Trump acusa África do Sul de massacrar descendentes de europeus: 'desgraça total'Gettyimages.ru / Andrew Harnik/Getty Images

Em um novo ataque ao governo da África do Sul nesta sexta-feira (7), o presidente Donald Trump classificou a realização do G20 no país como uma "desgraça total". Segundo ele, o governo local estaria promovendo um "massacre" contra os Afrikaners e confiscando suas terras.

"É uma desgraça total que o G20 seja realizado na África do Sul. Afrikaners (pessoas que são descendentes de colonos holandeses, e também imigrantes franceses e alemães) estão sendo mortos e massacrados, e suas terras e fazendas estão sendo confiscadas ilegalmente. Não EUA. Funcionário do Governo comparecerá enquanto esses abusos de Direitos Humanos continuarem. Estou ansioso para sediar o G20 de 2026 em Miami, Flórida!", escreveu em seu perfil na plataforma Truth Social.

No dia anterior, Trump, anunciou que não participará da cúpula deste ano, acusando o governo sul-africano de  "tirania comunista".

Relembre:

Em maio deste ano, Trump e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, tiveram um encontro tenso na Casa Branca, com o norte-americano fazendo acusações sobre umsuposto ''genocídio branco'' no país africano.

À época, o mandatário apresentou em um telão um vídeo e supostas reportagens como evidências de crimes raciais que estariam ocorrendo na África do Sul, algo negado por Ramaphosa.

  • A Cúpula do G20 em Joanesburgo será a vigésima reunião do Grupo dos Vinte (G20), e a primeira no continente africano. Ela está programada para os dias 22 e 23 de novembro de 2025.

Mais informações em breve.