
'Sacrifício não valeu a pena': Veterano da 2ª Guerra lamenta situação atual do Reino Unido

O veterano britânico Alec Penstone, de 100 anos, declarou que vencer a Segunda Guerra Mundial "não valeu a pena", diante do que considera o atual estado de deterioração do Reino Unido. A afirmação aconteceu durante o programa Good Morning Britain, nesta sexta-feira (7).
"Meu recado é que consigo ver claramente aquelas fileiras e fileiras de pedras brancas e as centenas de amigos que deram a vida. Para quê? Para o país de hoje? Não, sinto muito, mas o sacrifício não valeu a pena pelo resultado atual", afirmou Penstone.
Questionado sobre o que quis dizer, o veterano acrescentou: "Lutamos por nossa liberdade, mas agora está muito pior do que quando lutei por ela".
Os apresentadores agradeceram a Penstone por seu serviço e prometeram "continuar construindo o país pelo qual ele lutou". Emocionado, o ex-combatente respondeu: "Fico muito feliz em saber que existem pessoas como vocês que podem difundir a informação".

Durante a transmissão, uma integrante da banda D-Day Darlings, conhecida por interpretar músicas da época da guerra, presenteou o veterano com um novo álbum, "como um presente especial".
"Para agradecer a você e a outros como você por seus muitos e corajosos anos de serviço", afirmou a apresentadora.
Penstone tinha apenas 15 anos quando a Segunda Guerra Mundial começou, em 1939. Ele se voluntariou como mensageiro entre 1940 e 1941 e, posteriormente, ingressou na Marinha Real britânica, participando do desembarque da Normandia em junho de 1944.
