Notícias

Ex-deputado europeu pode enfrentar 25 anos de prisão por 'apoiar a Rússia'

Em junho deste ano, Alexey Roslikov chegou a ser detido pelas autoridades letãs, depois de ter sido expulso da sessão plenária do Parlamento nacional por discursar em defesa da população de língua russa da Letônia.
Ex-deputado europeu pode enfrentar 25 anos de prisão por 'apoiar a Rússia'Reprodução/@Roslikovs

O ex-deputado da Letônia, Alexey Roslikov, informou nesta sexta-feira (7) que pode pegar até 25 anos de prisão por "apoiar a Rússia".

"Na Europa, dão sete anos por assassinato, mas por defender os russos, por defender a língua russa, por defender o seu direito de ser si próprio, dão 25. E não tem absolutamente nenhuma alternativa", denunciou o político em seu canal no Telegram.

Em junho, Roslikov foi detido por autoridades letãs, depois de ter sido expulso de uma sessão plenária do Parlamento do país por se posicionar contra um projeto que propõe "eliminar os impactos linguísticos da russificação" no país durante o período soviético.

Desde o final de maio, o regulamento parlamentar do país báltico obriga os legisladores a usar exclusivamente a língua letã durante as atividades oficiais.

Segundo o ex-deputado, ele será interrogado pela última vez em 10 de novembro, e o caso será encaminhado ao Ministério Público. Roslikov destacou que a primeira audiência deve ser realizada em "março ou abril" de 2026.

"Serei condenado? Com certeza absoluta", afirmou, destacando que os promotores "buscarão uma pena de prisão real". Roskilov também pediu por apoio.

"Este é o julgamento que demonstrará o quão patética é a Europa e o quanto ela tem medo da verdade. (...) Seu apoio é necessário", destacou, dizendo que o julgamento demonstrará a "covardia e fraqueza" europeia.