Novo submarino nuclear russo assombra Londres: 'aterrorizante'

Veículo, capaz de transportar armas submarinas e meios de combate robóticos, foi classificado pela Rússia como um "passo inédito" em sua segurança nacional.

Nos últimos dias, a Rússia lançou o novo submarino nuclear Khabarovsk, capaz de transportar o inovador sistema de mísseis Poseidon. O feito gerou preocupação no Reino Unido, conforme reportado pelo jornal britânico Daily Mail.

Segundo o veículo, o novo modelo lançado poderia "afundar" o Reino Unido sob "ondas radioativas gigantes".

"É, francamente, aterrorizante. Estamos falando de uma arma termonuclear massiva, do tamanho de um megaton, projetada para produzir efeitos de radiação significativos e duradouros", expressou Jeffrey Lewis, pesquisador do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury.

Questão de segurança nacional

Anteriormente, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o desenvolvimento do torpedo Poseidon é um novo elemento no sistema de segurança da Rússia.

"O Poseidon representa um passo absolutamente inédito do ponto de vista da segurança da Rússia", disse.

Na cerimônia de lançamento do submarino, em 1º de novembro, o ministro da Defesa da Rússia, Andrey Belousov, destacou que o submarino, capaz de transportar "armas submarinas e meios [de combate] robóticos, permitirá resolver com sucesso as tarefas de garantir a segurança das fronteiras marítimas da Rússia e proteger nossos interesses nacionais em diferentes zonas dos oceanos". 

'Impossível de interceptar'

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou em 29 de outubro, o teste do torpedo em questão, equipado com um sistema de propulsão nuclear.

"Em termos de velocidade e profundidade deste veículo não tripulado, não há igual no mundo, e é improvável que surja algo semelhante num futuro próximo. E não há como interceptá-lo", declarou o presidente russo.

Saiba mais sobre as características do torpedo Poseidon em nosso artigo.