Notícias

'Navios fantasmas' da OTAN surgem no Mar Báltico

Dados de rastreamento mostraram que a região parecia cheia de navios de guerra, embora a maioria deles não estivesse realmente ali.
'Navios fantasmas' da OTAN surgem no Mar BálticoGettyimages.ru / AP Photo/Gero Breloer

Sistemas de monitoramento marítimo identificaram dezenas de "navios fantasmas" da OTAN no mar Báltico nesta semana, informou o jornal Helsingin Sanomat, citando a Agência Finlandesa de Transportes e Comunicações (Traficom).

O episódio foi atribuído a uma falha técnica na estação receptora do Sistema Automático de Identificação (AIS) em Pargas, na Finlândia.

Segundo a Traficom, a agência finlandesa de transporte e comunicações, a estação registrou cerca de 18 mil embarcações em apenas uma hora na segunda-feira, embora a maioria delas estivesse, na realidade, em outras regiões do mundo. Entre os casos mais curiosos estava o de um navio espanhol que aparecia no Golfo da Finlândia, mas que, na verdade, navegava entre a Somália e o Japão.

Qual a explicação?

O problema teria sido causado pela inserção de dados históricos de posicionamento no sistema. Aleksi Uttula, chefe de vigilância marítima da agência, afirmou que não houve impacto sobre os sistemas oficiais das autoridades.

O ex-oficial naval norueguês Thord Are Iversen levantou a hipótese de que o incidente possa estar ligado a questões de cibersegurança, embora não tenha confirmado se foi uma falha de hardware ou tentativa de manipulação.