Catapulta eletromagnética e fabricação nacional: China coloca seu porta-aviões mais avançado em serviço

O porta-aviões, batizado em homenagem à província de Fujian, é o terceiro já construído pelo país.

A China colocou em serviço seu primeiro porta-aviões com sistema de lançamento eletromagnético, o Fujian, na quarta-feira (5), durante cerimônia em uma base naval em Sanya, na província de Hainan, informou a Xinhua.

Segundo a agência, o presidente chinês, Xi Jinping, participou do evento e inspecionou a embarcação, recebendo informações sobre as capacidades de combate do porta-aviões e o uso das catapultas eletromagnéticas.

Batizado em homenagem à província de Fujian e lançado ao mar em junho de 2022, a embarcação é o primeiro porta-aviões chinês equipado com um sistema de catapulta eletromagnética e o terceiro já construído pelo país. 

Capacidades únicas

"O navio Fujian foi totalmente projetado e construído de forma independente pela China, e sua tecnologia de catapultas eletromagnéticas está entre as mais avançadas do mundo", escreve a Xinhua.

Com um deslocamento de mais de 80 mil toneladas, o Fujian é o maior navio de guerra de propulsão não nuclear do mundo, informa o jornal SCMP.

Suas catapultas eletromagnéticas representam um salto tecnológico significativo para a Marinha Chinesa, proporcionando um impulso adicional que permite que as aeronaves transportem cargas mais pesadas, incluindo mais combustível e munições. O porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN-78) da Marinha dos EUA é o único outro porta-aviões equipado com esse sistema de lançamento avançado.