
O que se sabe sobre a compra de submarinos franceses por Milei

O presidente Javier Milei confirmou que a Argentina comprará submarinos e navios da França para reforçar a vigilância marítima e recuperar capacidades perdidas pela Marinha após o naufrágio do ARA San Juan, em 2017.

O anúncio foi feito em entrevista recente à emissora francesa Public Sénat.
Milei também destacou o "bom diálogo" com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com a França, "um dos países que mais investe na Argentina".
Plano do governo argentino
Em novembro de 2024, a agência TN informou que o Ministério da Defesa argentino assinou com a França uma carta de intenções para a compra de submarinos da classe Scorpene. A assinatura, no entanto, não significava a concretização do acordo.
O orçamento de 2025 revela que o governo Milei solicitou um empréstimo de cerca de US$ 2,3 bilhões para "recuperar a capacidade dos submarinos".
O país estuda adquirir dois submarinos Scorpene, desenvolvidos pelo Naval Group, por cerca de US$ 500 milhões cada. A construção pode levar até sete anos, e o estaleiro argentino Tandanor pode participar do processo.
Os submarinos têm 72 metros de comprimento, alcançam até 300 metros de profundidade, autonomia de 78 dias em mar aberto e capacidade para 18 torpedos e mísseis.
