EUA enviam aviões de ataque a El Salvador em meio à escalada militar no Caribe

As imagens de satélite da base americana em Comalapa mostram um AC-130J Ghostrider, um P-8A Poseidon da Marinha e um C-40 Clipper sem identificação no aeroporto internacional de El Salvador.

Ao menos três aeronaves militares dos EUA chegaram a El Salvador, incluindo um avião de ataque fortemente armado. Os voos começaram em meados de outubro, no contexto do aumento da presença militar americana no Caribe, informou o New York Times na quinta-feira (6).

Segundo o jornal, imagens de satélite da base americana em Comalapa mostram um AC-130J Ghostrider, um P-8A Poseidon da Marinha e um C-40 Clipper sem identificação no aeroporto internacional de El Salvador.

A base, criada em 2000 para apoiar missões antidrogas, abrigou aeronaves de vigilância da Marinha até 2022 e, desde então, tem registro esporádico de voos do Departamento de Segurança Interna, segundo o jornal.

O AC-130 Ghostrider é fortemente armado e ataca com precisão alvos terrestres e marítimos. O P-8 Poseidon, de reconhecimento e guerra antissubmarino, lança torpedos e mísseis antinavio e coleta inteligência a grandes altitudes; registros de rádio indicam ao menos seis missões a partir de El Salvador.

O terceiro avião, C-40 Clipper, raramente visto e de função pouco conhecida, foi detectado voando junto a aeronaves de vigilância. Sua presença em El Salvador é considerada incomum.