Notícias

Congresso do Peru declara presidente do México 'persona non grata'

A decisão foi aprovada em plenário com mais de 60 votos a favor.
Congresso do Peru declara presidente do México 'persona non grata'Aurora Martínez / ObturadorMX / Gettyimages.ru

O Congresso da República do Peru declarou nesta quinta-feira (6) a presidente do México, Claudia Sheinbaum, como "persona non grata", "rejeitando de forma enfática suas declarações, interpretadas como uma inaceitável ingerência em assuntos internos do Peru e uma ofensa ao sistema democrático nacional".

Com 63 votos a favor, 34 contra e duas abstenções, o plenário aprovou a moção 19057, que considera "grave a defesa aberta e declarada" de Sheinbaum ao ex-presidente peruano Pedro Castillo, preso desde dezembro de 2022, quando tentou dissolver o Parlamento.

A iniciativa foi apresentada em setembro e impulsionada após o governo mexicano decidir conceder asilo político à ex-primeira-ministra do Peru, Betssy Chávez, que está em asilo da Embaixada do México, em Lima, aguardando um salvo-conduto para viajar para o país norte-americano.

"A ingerência tornou-se política de Estado e o Peru não pode ficar calado", afirmou a congressista María del Carmen Alva, coautora da moção, durante o debate desta quinta-feira, no qual qualificou a atuação do governo mexicano como "arrogante e hostil".

A maioria dos congressistas seguiu o mesmo entendimento. Uma das que manifestou oposição foi Susel Paredes, que indicou ser necessário ter "muito cuidado nos relacionamentos" internacionais.

"Além da senhora Betssy Chávez, o mais importante é salvaguardar as relações diplomáticas entre dois países irmãos", disse.

No dia seguinte, Sheinbaum questionou a medida.

"Da nossa perspectiva, está fora de toda proporção, mas é uma decisão que eles tomam", lamentou a mandatária em sua habitual coletiva de imprensa matinal.