Putin apoia proibição da venda de 'vapes' na Rússia

Presidente russo também insiste que sejam desenvolvidos trabalhos informativos com a juventude sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos.

O presidente russo, Vladimir Putin, aprovou nesta quinta-feira (6) a ideia de proibir totalmente a venda de cigarros eletrônicos na Rússia, de acordo com a mídia local.

A declaração foi dada pelo mandatário durante sua visita ao centro de educação e esporte em Samara, ao reagir a uma iniciativa da diretora do movimento social 'Pátria Saudável', Yekaterina Leschenskaya. Ela citou resultados positivos da medida em alguns países.

"Nosso governo apoia isso", afirmou Putin, insistindo também que sejam desenvolvidos trabalhos de conscientização com os jovens sobre os perigos dos vaporizadores.

O Ministério da Saúde da Rússia alertou no ano passado sobre uma nova doença semelhante à covid-19 chamada EVALI, causada pelo uso de cigarros eletrônicos.

Os sintomas da doença incluem febre, fraqueza, mal-estar, tosse e falta de ar. Além disso, ocorrem mudanças patológicas nos pulmões e o sistema digestivo dos afetados é comprometido.